135 mil brasileiros convivem com HIV e não sabem

O Ministério da Saúde fez um alerta às vésperas do Dia Mundial Contra a Aids, celebrado amanhã (1): 135 mil brasileiros não sabem que convivem com o vírus do HIV.

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou: “Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de Aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos. É com essa população que precisamos trabalhar prioritariamente”.

Com base nos dados divulgados ontem (29), das 900 mil pessoas com o vírus, 766 mil já foram diagnosticadas, 594 mil estão sendo tratadas com antirretroviral e 554 mil não transmite o HIV.

O Brasil oferece acesso universal de tratamento, não só da Aids, mas também do HIV. “Encerrando o ano de 2019, veremos uma diferença ainda maior. Não podemos ter casos de morte com Aids”, disse o ministro da Saúde, que confirmou a redução nos casos e no número de mortalidade causada pela doença. A queda foi de 22,8% no período de cinco anos.

A Campanha do Ministério da Saúde foca principalmente a população jovem, onde a contaminação está crescendo. “Se a dúvida acaba, a vida continua. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar vidas. O maior problema ainda é o medo. É importante esse incentivo para fazer o teste. Temos que atingir metas internacionais, como algumas cidades já estão fazendo. E o Brasil, da forma como está indo, ainda precisa testar 90% da população”, afirmou Gerson Pereira, diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids.

Deixe um comentário

Hits: 2