Esplanada amanhece bloqueada para o trânsito de veículos

Esplanada dos Ministérios amanheceu bloqueada para o trânsito de veículos, nesta terça-feira (6/9), véspera do feriado da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O Metrópoles percorreu a região nas primeiras horas do dia e constatou que ainda não há movimentação de caminhoneiros e de carros.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) antecipou o bloqueio do trânsito na região na noite dessa segunda-feira (5/9). Por volta de 20h30, a corporação proibiu o tráfego de todos os veículos. O bloqueio foi montado na altura da Rodoviária do Plano Piloto.

A medida foi tomada para evitar que caminhoneiros bolsonaristas chegassem à via ainda às vésperas do feriado. No cronograma inicial da corporação, o trânsito só seria interrompido às 17h desta terça-feira.

Tensão

Os militantes que atenderam ao chamado do presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a chegar a Brasília para o ato político que vai ocorrer durante e após o desfile militar que celebra os 200 anos da Independência do Brasil. A maioria chega em caravanas que partem de todas as regiões do país, mas, principalmente, de estados vizinhos à capital, como Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Não há uma coordenação central dessas caravanas, mas militantes bolsonaristas calculam que há entre 300 e 600 ônibus que já chegaram ou estão a caminho do DF. Se cada veículo carregar 45 pessoas, seriam, no mínimo, 13,5 mil visitantes de outros estados para celebrar o feriado em Brasília e mostrar apoio à reeleição do presidente.

Veículos particulares, como ônibus, caminhões, motorhomes, carros e tratores, estarão proibidos de ocupar a Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá o desfile. As forças de segurança do DF definiram três pontos principais para abrigar os grandes veículos: o Parque Leão, no Recanto das Emas; o Parque de Exposições da Granja do Torto, entre Sobradinho e Plano Piloto; e os estacionamentos do Parque da Cidade, na Asa Sul.

Desde o fim de semana, porém, já é possível ver os primeiros ônibus de caravanas em estacionamentos dos setores hoteleiros de Brasília.

 

Por Metrópoles

Views: 0