Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após sua única adversária, Penny Mordaunt, anunciar que desistiu de concorrer. Ele será o terceiro premiê em menos de dois meses, e terá como tarefa recuperar a estabilidade econômica e política do país. O político de 42 anos herda o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados.
O novo chefe de governo, que é multimilionário e já foi executivo do setor bancário, deve anunciar cortes de gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, que escorrega para uma recessão, puxado pela disparada dos preços da energia e dos alimentos. Ele disputava o cargo com Penny Mordaunt, que não conseguiu o número de apoios necessários dentro do partido.
Sunak nasceu no Reino Unido, mas é filho de imigrantes indianos, e é o primeiro líder do país que não é branco.
Desafios pela frente
Sunak terá como desafio buscar unidade entre os conservadores, o que não se vê desde o Brexit, e enfrentar a disparada do custo de vida, com a maior alta da inflação dos últimos 42 anos. Inicialmente, a previsão era a de que o resultado da disputa seria anunciado na próxima sexta-feira (28), mas o partido tem pressa para mostrar uma frente unida ao país. O futuro da legenda vai depender do desempenho do novo premiê, já que eleições gerais estão previstas, em princípio, para 2024.
A oposição trabalhista defendeu a convocação de novas eleições desde a renúncia de Liz Truss, argumentando que os adversários estão em caos absoluto e que sairiam vencedores se o pleito acontecesse hoje.
Por: Uol Notícias
Views: 0
Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.