Não é novidade que a pandemia mudou os hábitos de viagem dos consumidores. Desde a maneira de fazer reserva até a procura por destinos e hospedagens foram impactadas pelo isolamento social, questões sanitárias e o fechamento de fronteiras. A notícia que nos alegra é que a retomada está cada vez mais próxima: o número de vacinados é cada vez maior.
O evento LatAm/Talk, promovido pela Phocuswright, abordou algumas das realidades e tendências pela qual o Turismo vivencia na América Latina e no mundo. “Mesmo durante a pandemia, os consumidores saíram de casa para ver amigos e familiares. Países como Estados Unidos, França, Espanha e Reino Unido ficaram próximos do 50% do nível pré-pandemia em viagem”, informou a vice-presidente sênior da Phocuswright, Charuta Fadnis.
Veja algumas das tendências globais para o turismo em 2022:
- Mudança na escolha dos destinos: lugares lotados e aglomerados estão sendo evitados de maneira geral pelos consumidores;
- Flexibilidade é super importante: companhias aéreas, agências de viagens e operadoras precisam oferecer flexibilidade de compra para os clientes;
- Sustentabilidade: pensar no impacto ambiental é essencial para as empresas conquistarem os clientes;
- Viagens multigeracionais: na América Latina, em especial, é uma tendência ainda mais relevante em comparação com o resto do mundo. O latino é naturalmente apegado às pessoas e tem o hábito de estar com elas para construir experiências memoráveis nas férias;
- Multicanalidade: quase 100% dos viajantes fazem pelo menos uma ação on-line, seja com reservas, pesquisas, postagens nas redes sociais ou uma procura pelo mapa. As empresas precisam estar atentas e se comunicar em todos os canais de maneira fluída.