Foi divulgada nesta quinta-feira (12) a pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde os cursos de ensino superior a distância (EAD) obtiveram melhores notas do que os cursos presenciais. Os dados são referentes ao ano de 2018.
Em uma escala de 1 a 5, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) classifica com escala 3 a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a grande maioria recebe conceitos 1 ou 2, e os que obtiverem desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5. Ao todo, 2,7% dos cursos de EAD tiveram o maior alcance, já os presenciais apenas 1,6% alcançaram o mesmo patamar.
A pesquisa é calculada a partir das notas dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mede quanto o curso superior ajudou no desenvolvimento do estudante. No ano de 2018, foram analisados 8.520 cursos, e estão na lista cursos de administração, direito, jornalismo, relações internacionais, gastronomia, turismo, entre outros.