Atletas: como pedir o visto para participar de eventos esportivos nos EUA?

O visto de atleta (P-1A) permite que você venha e permaneça nos Estados Unidos para participar de eventos esportivos. Você não precisa necessariamente de um visto P-1A para participar na maioria das competições, entretanto, caso você esteja pensando em uma carreira e os Estados Unidos faça parte de um papel importante na sua modalidade, considere aplicar para um visto P-1A, uma vez que os vistos B1 ou o B2 (negócios/turismo) não permitem que a permanência seja superior a seis meses, e a renovação pode ser arriscada, causando mais prejuízos do que vantagens em sua carreira.

Vamos dizer que você pede demissão do seu trabalho, treine duro, e venha participar de uma grande competição nos Estados Unidos. Você se destaca na competição, conhece pessoas interessantes, e tem a oportunidade de ficar no país treinando com os atletas, academias e técnicos do mais alto nível, o que te traz a sensação de estabilização nos Estados Unidos. Você pode realizar essas atividades com o visto B1/B2, mas apenas por seis meses. É possível tentar aumentar a sua permanência, mas muitas vezes a extensão é negada, e você precisará deixar o país americano e retornar para o seu país natal, sem certeza de um futuro nos Estados Unidos.

Outra alternativa é aplicar para um visto para estudante (F1), afinal, estudar é sempre bom! Entretanto, muitos atletas que conhecemos optam por não seguir dessa forma e focam o dinheiro, o tempo e a energia em aperfeiçoar-se na modalidade. O tempo de treino é importante, e demanda constância, com isso, seria difícil conciliar com as aulas, além do valor investido nos estudos. E caso a rotina não seja adaptada, provavelmente o esportista optaria pelos treinos, e teria o visto cancelado por não estar comparecendo às aulas.

Com o visto P1-A, você não precisa se preocupar com a dor de cabeça e ansiedade que seria tentar a sorte com a USCIS a cada seis meses para a renovação do B1/B2, além de também não precisa pagar por escola e poder usar o seu dinheiro e tempo para trabalhar em ser um campeão.

E a pergunta que não quer calar: como conseguir um visto P1-A? Primeiro, obviamente, você precisa ser um atleta – alguém que dedica a maior parte de seu tempo para treinar e se preparar para as competições. Você não precisa ser patrocinado ou ser o melhor, mas você precisa competir ativamente e, de preferência, estar no ranking. As competições que você participa precisam ser relevantes para a sua modalidade, e os atletas devem ter diferentes nacionalidades para participar.

Além disso, você deverá demonstrar conquistas e reconhecimento da categoria. Não é necessário ser um campeão mundial, mas não conseguirá o visto de atleta caso esteja solicitando para sua primeira ou segunda competição. Tenha um histórico. Resultados passados e performances positivas são importantes, especialmente quando divulgado em alguma mídia ou meio que reconheça o seu mérito. Então, caso você apareça em matérias, artigos ou revistas, isso será extremamente útil no seu caso. Agora que você sabe mais sobre o tema, você poderá decidir por si mesmo o que é melhor para você. Apenas lembre-se de nunca ir de forma ilegal, ok? O Tio Sam não gosta disso.

Caso você tenha alguma pergunta sobre o que significa ter um visto de atleta para você, por favor, converse com um advogado especializado!

 

Por Uol Notícias

Views: 3