20/05/2022

1:18 AM

Banco de Leite do DF está com estoque baixo há 5 meses. Veja como doar

O Distrito Federal está com estoque baixo nos bancos de leite materno. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), desde outubro de 2021, não é alcançada a meta mensal de 1,5 mil litros no estoque. A entrega de leite pode ser feita em casa, via agendamento pelo telefone 160, opção 4.

O leite materno é essencial para salvar a vida dos bebês internados. Atualmente, há cerca de 250 crianças em UTIs neonatais da rede pública de saúde, situação que torna fundamental o estoque do banco de leite para prover a alimentação desses bebês.

“Um potinho de 300ml pode alimentar 10 crianças. Todos os dias, pode ter criança precisando ou mãe podendo doar”, comenta a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos.

O leite pode ficar armazenado em um recipiente no congelador por até 15 dias. Normalmente, é recolhido a cada 10 dias, para que a pasteurização seja feita no 15º dia.

Outra forma de doar é pelo site Amamenta Brasília ou pelo aplicativo disponível na App Store e na Play Store. Após o cadastro, a pessoa recebe orientações de como coletar e armazenar o leite. Uma equipe do Corpo de Bombeiros vai à residência da doadora para recolher os vidros com o leite materno. Os militares fazem a coleta em todos os pontos do DF.

 

Por Metrópoles

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.