O presidente Jair Bolsonaro nomeou André Luiz Mendonça, atual titular da Advocacia-Geral da União, como novo ministro da Justiça e Segura Pública. A nomeação que saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira (28), também confirma a nomeação de Alexandre Ramagem Rodrigues como novo diretor-geral da Polícia Federal.
André Mendonça, de 46 anos, é paulista, advogado, formado pela faculdade de direito de Bauru (SP). Ele também é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha; é pós-graduado em direito público pela Universidade de Brasília.
Alexandre Ramagem, que anteriormente exercia o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou na Polícia Federal (PF) em 2005 e atualmente é delegado de classe especial. Sua primeira lotação foi na Superintendência Regional da PF no estado de Roraima.