Após a queda da primeira-ministra Liz Truss na quinta-feira (21/10), Boris Johnson e Rishi Sunak aparecem como favoritos para ocupar o cargo, apontam especialistas nesta sexta-feira (21/10). O vencedor será anunciado na segunda ou sexta-feira da próxima semana .
O jornal britânico The Times reportou que Johnson vai participar da disputa interna entre os membros do Partido Conservador para decidir quem será o novo primeiro-ministro do país.
Ele deixou o governo há três meses, com 70% da população pedindo a sua saída, em meio recorrentes a denúncias e críticas sobre condução da pandemia de seu governo, festas durante o lockdown e crise econômica devido ao Brexit. A gota d’água veio com a indicação de um deputado conservador a um cargo importante, mesmo sabendo que havia denúncias de assédio sexual contra o parlamentar.
Já Rishi Sunak foi ministro das Finanças durante o governo de Boris Johnson.
A renúncia de Liz Truss aconteceu após sua proposta fiscal considerada “desastrosa” que pretendia cortar impostos sobre energia aos cidadãos em meio à crise no país. Ela chegou a trocar o titular das Finanças e até reverteu a ideia, mas não foi suficiente para segurá-la no cargo.
Por: Metrópoles