Brasil cai em ranking de desenvolvimento

O Brasil passou de 78º para 79º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que foi divulgado hoje (9) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O Pnud mede anualmente o IDH que vai de 0 a 1 (quanto mais alto, mais desenvolvido é o país), e tem como relevância os índices de saúde, educação e renda.

Neste ano, o Brasil atingiu o IDH de 0,761, com uma modesta melhora de 0,001 em relação ao ano anterior. Mesmo com o discreto aumento, o país ainda caiu uma posição no ranking mundial em relação à publicação anterior. Esses dados fazem referência a 2018. Os dados desde ano serão apresentados na edição de 2020.

A ONU classifica o Brasil como grupo que tem alto desenvolvimento humano. A escala do IDH classifica os países analisados em muito alto, alto, médio e baixo. “O que é importante é notar o crescimento no IDH. O índice é relativo, e sofre alterações também dos outros países, que podem subir ou descer. O que é importante é notar a evolução. A nota que dou é positiva. O Brasil continua a fazer progresso, apesar da economia ter sido pior que o esperado. O crescimento do Brasil é sólido, positivo e sustentado”, disse o diretor de Desenvolvimento Humano da ONU, Pedro Conceição.

Entre os países da sul-americanos, o Brasil e a Colômbia empataram em 4ª posição, atrás do Chile, Argentina e Uruguai. De acordo com o relatório, a taxa anual de crescimento do IDH brasileiro nos últimos 18 anos foi de 0,78%, e a expectativa de vida passou de 66 para 75 anos.

Deixe um comentário

Hits: 2