09/08/2022

1:56 PM

Brasileiros terão mais tempo para a entrega da declaração do Imposto de Renda

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física foi prorrogado para o dia 30 de junho. Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam mais tempo, conforme divulgação feita pelo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

De acordo com o secretário, apesar da entrega das declarações estarem em ritmo superior em comparação ao ano passado, a Receita decidiu adiar o prazo devido ao grande número de relatos feitos pelos contribuintes confinados em casa, com dificuldades em obter documentos na empresa, ou de conseguirem recibos de clínicas médicas para deduzirem os gastos.

“O ritmo de entrega continua bom. Até ontem, tínhamos recebido 8,8 milhões de declarações, 400 mil a mais que no mesmo período do ano passado. Isso representa 27% do esperado. Porém, decidimos pela prorrogação por demanda de contribuintes confinados em casa, mas que relatam a falta de documentos ou documentos que estão na empresa, no escritório ou na clínica. Eles estão com dificuldade momentânea de obter todos os documentos necessários”, explicou.

Sobre a possibilidade de rever o cronograma de restituição para quem já entregou a declaração, o secretário afirmou que ainda vai reavaliar a medida. Neste ano, a Receita tinha reduzido de sete para cinco o número de lotes de restituição, e antecipado o primeiro lote de 15 de junho para 30 de maio.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.