Casa Branca nomeia novo conselheiro presidencial para as Américas

A Casa Branca anunciou o nome do ex-senador democrata Chris Dodd como novo conselheiro do presidente Joe Biden sobre as Américas, meses depois do governo americano apresentar, durante uma reunião em Los Angeles, uma agenda para a região que inclui ações na economia, saúde, democracia, clima e imigração.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, Dodd, que foi conselheiro da mais recente Cúpula das Américas, tentará avançar em planos como a Parceria das Américas pela Prosperidade Econômica, que inclui ações como um pacote de US$ 300 milhões para amenizar os impactos financeiros da pandemia e da guerra na Ucrânia.

A proposta não traz qualquer novos prospectos de acordos comerciais regionais, mas traz em suas linhas ideias para reforçar o papel de liderança dos EUA no Hemisfério Ocidental, ao mesmo tempo em que tenta reduzir a presença da China nas Américas, um conceito que é apresentado de forma indireta. As promessas incluem financiamento para ações de desenvolvimento, a promoção de formas limpas de energia e de comércio sustentável.

Por: O Globo

Hits: 0