CLDF promove seminário sobre cannabis medicinal e cânhamo industrial

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promove, entre quinta (19/5) e sexta-feira (20/5), o 1º Seminário sobre a Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial. No evento, representantes de universidades, do poder público e da sociedade vão debater formas de implementar estratégias para a utilização das substâncias.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides (BRCann), o Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior taxa de pacientes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a utilizar produtos derivados do canabidiol. São 35 pessoas para cada 100 mil habitantes.

O seminário vai discutir o Projeto de Lei nº 2.118/2021, que trata da pesquisa científica e do estímulo econômico ao uso industrial de cânhamo, que é a Cannabis sativa não entorpecente.

Segundo a Associação Nacional do Cânhamo Industrial (ANC), só no Brasil, a legalização do produto pode movimentar R$ 26 bilhões até 2025 e gerar mais de 320 mil empregos em quatro anos.

O pedido para a realização do encontro foi feito pelo deputado distrital Leandro Grass (PV). Outro ponto abordado será a aplicação da lei, de autoria dele, sobre o incentivo à pesquisa científica com cannabis para uso medicinal no Distrito Federal.

A legislação, que entrou em vigor em abril de 2021, prevê o fortalecimento da capacidade operacional e científica das instituições públicas de ensino e pesquisa, dos órgãos públicos de prestação de serviço, especialmente de saúde, e das instituições científicas, tecnológicas e de inovação.

Interessados em acompanhar o debate podem comparecer à Sala de Comissões Deputado Juarezão, localizada no Térreo Superior da CLDF. O evento ocorrerá das 9h às 12h30 nos dois dias. A entrada é franca.

 

Por Metrópoles

Views: 2