07/07/2022

4:51 AM

Com trégua da Rússia, Ucrânia retoma evacuação de civis

A evacuação de civis foi retomada pela Ucrânia nesta quarta-feira (9).

Russos e ucranianos concordaram em respeitar um cessar-fogo para permitir a retirada, disse hoje a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

A Rússia disse que respeitará uma trégua das 9h até as 21h, no horário local (das 4h às 16h, em Brasília), ao redor de zonas afetadas pelos combates nos últimos dias, afirmou Vereshchuk.

Na cidade de Sumy —localizada a cerca de 330 quilômetros ao leste da capital da Ucrânia, Kiev— o corredor voltou a ser utilizado hoje, segundo o chefe da Administração Regional de Sumy, Dmytro Zhyvytskyi.

A região, porém, registrou novos ataques nesta madrugada. 

A polícia ucraniana informa que há saída de civis em cidades da região de Kiev. Em Energodar, a quase 700 quilômetros ao sudeste da capital, e Izium, distante 610 quilômetros a leste de Kiev, também há evacuação.

Hoje, a invasão russa ao território ucraniano chega ao 14º dia com o Ocidente aumentando o isolamento da Rússia na economia. Além dos ataques e da busca pela retirada de civis, outro ponto de preocupação da Ucrânia é com as usinas nucleares.

Nesta quarta, o assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse que IAEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia Atómica) perdeu conexão com o sistema de monitoramento de Chernobyl, que foi tomada pelos russos.

 

Por UOL Notícias

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.