Coronavírus contabiliza 9 mortes na China

Um surto de coronavírus matou nove pessoas na China, e o número de casos registrados até a noite de terça-feira (21)  aumentou para 440, alertaram as autoridades locais. Todas as mortes ocorreram na província de Hubei, onde as primeiras doenças foram relatadas em dezembro de 2019.

Segundo o vice-diretor da Comissão Nacional de Saúde da China, Li Bin, as evidências mostraram que a doença foi transmitida pelo trato respiratório, e existe ainda uma grande possibilidade de mutação viral. Isso significa que o vírus é contagioso e pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de tosse, inalação ou espirro.

Os sintomas iniciais do novo coronavírus incluem febre, tosse, dor de cabeça falta de ar, calafrios e dores no corpo. Os casos mais graves podem levar à pneumonia, insuficiência renal e até morte.

Até o momento, não há tratamento para o novo vírus.

A população da cidade de Wuhan, a principal área afetada, foi aconselhada a evitar multidões e reuniões públicas.

Quinze trabalhadores médicos foram infectados pelo vírus, disse a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan. Quatorze deles, um médico e 13 enfermeiros, foram infectados por um único paciente que havia sido internado no hospital para um procedimento de neurocirurgia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve declarar Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC) em resposta ao surto.

 

Deixe um comentário

Hits: 1