19/08/2022

2:10 AM

Coronavírus: remédio para AIDS tem efeito promissor em testes realizados pela Fiocruz

O estudo realizado in vitro por um grupo de cientistas da Fiocruz constatou que o medicamento atazanavir, usado comumente no tratamento da Aids, tem um efeito promissor no combate à covid-19.

O medicamento é capaz de inibir a replicação do novo coronavírus, além de reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, ao agravamento do quadro clínico da doença. Os especialistas também analisam a combinação do atazanavir com o ritonavir, outro medicamento utilizado para combater o HIV.

“A análise de fármacos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à covid-19, juntamente com a adoção dos protocolos de distanciamento social já em curso”, aponta o virologista Thiago Moreno, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz).

O estudo foi publicado no último domingo (5), na plataforma internacional BiorXiv, seguindo a tendência dos estudos feitos em meio a emergência sanitária. Dada a longa e segura utilização do remédio, os testes em seres humanos podem ter início imediato.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.