DF deve qualificar 100 mil pessoas para ocupações industriais até 2025

Levantamento do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 mostra que o Distrito Federal precisará qualificar cerca de 100 mil pessoas em ocupações industriais até 2025. Seja para formação inicial, seja para continuada, 75% da capacitação nos próximos quatro anos será voltada para o aperfeiçoamento de profissionais.

As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção desse segmento, mas estão presentes também em outros setores da economia.

Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação estão no estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.

A demanda por formação no DF por nível será de:

Em volume, prevalecem as ocupações de nível de qualificação, que respondem por 74% do emprego industrial no Brasil hoje. Contudo, chama a atenção o crescimento das ocupações de nível técnico e superior, que devem seguir como tendência. Isso ocorre por causa das mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação e que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.

As áreas com maior demanda por formação são: tecnologia da informação, construção, logística e transporte e metalomecânica, além das transversais. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em segurança do trabalho, técnico de apoio em pesquisa e desenvolvimento e profissionais da metrologia, por exemplo.

Senai

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é a principal instituição formadora em ocupações industriais no país. Para subsidiar a oferta de cursos, em sintonia com as demandas por mão de obra do setor produtivo, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu a metodologia do Mapa do Trabalho Industrial, referência no Brasil.

O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera os contextos econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.

Para esse cálculo, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento, além de uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial.

O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas.

Confira abaixo as que mais precisarão formar até 2025:

Atualmente, o Senai-DF está com mais de 10,8 mil vagas abertas para cursos oferecidos no Programa Senai de Gratuidade Regimental e no DF Inova Tech — programa de qualificação com foco na indústria 4.0 gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). As inscrições para os cursos podem ser feitas no site cursos.senaidf.org.br.

 

Por Metrópoles

Hits: 2