04/07/2022

2:22 AM

Dia Mundial da Água: em meio à pandemia, bilhões não têm acesso a água e sabão

O Dia Mundial da Água é comemorado neste domingo, 22 de março, quando todas as atenções estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19). Um dos principais cuidados solicitados à população é a atenção redobrada com a higiene pessoal: lavar corretamente as mãos por cerca de 20 segundos. Em meio à pandemia, os dados apresentados das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para lavarem as mãos.

De acordo com a Unicef, 40% da população mundial (3 bilhões de pessoas) não têm lavatório com água e sabão em casa. Os números mostram ainda que 47% das escolas, que atendem 900 milhões de crianças em idade escolar, não tem um lavatório adequado.

“Lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas. No entanto, para bilhões, mesmo as medidas mais básicas estão simplesmente fora de alcance”, afirmou Sanjay Wijesekera, diretor de Programas do Unicef.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população são servidos por rede de água e apenas 52,4% têm o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme os dados mais recentes divulgados em fevereiro deste ano.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.