04/07/2022

2:14 AM

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Hoje (4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada para incentivar a conscientização das pessoas sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há mais de 580 mil novos casos no Brasil ao ano, sendo o de pele o mais frequente.

Os médicos da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica afirmam que o hábito de realizar atividade física faz toda a diferença na prevenção do câncer. Eles alertam que não é necessário fazer esportes de impacto ou grande esforço, apenas uma caminhada diária de vinte minutos.

“A prática de atividade física melhora a imunidade do corpo e reduz a produção de mediadores inflamatórios, fenômenos que minimizam as mudanças celulares e, consequentemente, os riscos de desenvolvimento da doença. Estudos mostram que a atividade física regular reduz de fato o risco de desenvolvimento de câncer de mama, cólon e endométrio”, explica o médico oncologista, Duílio Rocha Filho.

De acordo com a nota divulgada pela sociedade médica à imprensa, atualmente, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta que os casos de câncer aumentarão cerca de 81% nos países em desenvolvimento até 2040. Um dos principais motivos é a falta de recursos destinados à prevenção.

A OMS apresenta uma lista de medidas que permitem prevenir novos casos de câncer, como a luta contra o tabagismo, a vacinação contra Hepatite B para prevenir o câncer de fígado e a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), responsável pelo câncer de colo de útero.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.