19/05/2022

7:15 PM

Dia mundial do câncer de ovário

O dia mundial de conscientização do câncer de ovário é hoje (8), e os especialistas alertam que esse é o segundo câncer ginecológico que mais ataca as mulheres, perdendo apenas para o do colo de útero. Oito entre dez dos casos confirmados são descobertos em fase avançada.

Os médicos afirmam que sintomas como: dificuldade para se alimentar, dor pélvica ou abdominal, sangramento anormal, mudanças de hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso devem ser investigados. Esses também são sintomas ligados a outras doenças, contudo, são alertas importas para um diagnóstico mais precoce.

“Quando a doença é descoberta mais precocemente, pode-se oferecer um tratamento curativo, com melhores resultados, que será guiado com base na classificação realizada pelo médico patologista quanto ao tipo e à agressividade do tumor. É a avaliação anatomopatológica, entre outros fatores, que aponta a extensão da doença, assim como indica se a resposta à quimioterapia foi completa, alterando o destino das pacientes no que diz respeito a tratamento”, explica o médico patologista da Sociedade Brasileira de Patologia, Leonardo Lordello.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.