07/07/2022

5:31 AM

Estados Unidos retiram Brasil da lista de países em desenvolvimento

O governo americano divulgou em nota ontem (10) a decisão de retirar o Brasil da lista de países em desenvolvimento, mudança essa que pode limitar benefícios comerciais concedidos às nações que estão nessa categoria.

Outros 18 países também foram retirados da lista, como a Argentina, Colômbia e a Índia. Com isso, o tratamento preferencial dado a esses países, como prazos mais longos para negociar, vantagens tarifárias e de acesso a mercados, podem diminuir.

O Departamento de Comércio dos EUA afirmou em nota que a decisão leva em consideração “fatores econômicos, comerciais e outros, como o nível de desenvolvimento de um país e a participação de um país no comércio mundial.” Além disso, o departamento de Comércio ressaltou que a decisão foi motivada por pedidos de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também destacaram que não foram considerados indicadores de desenvolvimento social como taxas de mortalidade infantil, analfabetismo e expectativa de vida como base da avaliação.

Deixe um comentário

Estados Unidos retiram Brasil da lista de países em desenvolvimento

Digite ou cole aqui o seu post!

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.