Férias: Aeroporto de Brasília estima 1 milhão de passageiros em julho

O Aeroporto Internacional de Brasília deve receber um fluxo de mais de um milhão de passageiros este mês, durante as férias de julho. A expectativa é que haja mais de nove mil pousos e decolagens e um aumento de 20% na circulação de pessoas, comparado com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, 87 voos extras foram incluídos na malha aérea. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal aéreo, apenas nesta sexta-feira (8), há uma perspectiva de fluxo de 39 mil passageiros.

A próxima sexta (15), e os dias 20 e 21 estão entre os mais movimentados do mês. Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para:

Os horários de maior concentração de pessoas são entre 7h e 10h e das 18h às 22h. Conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves continua obrigatório.

O Aeroporto de Brasília atende seis cidades no exterior. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancún e Buenos Aires. Segundo a Inframérica, as companhias aéreas também aumentaram a frequência diária dos voos.

A previsão é que 24 mil pessoas viajem para fora do Brasil em julho, com 309 pousos e decolagens previstos na área internacional. O aeroporto estima que o movimento total entre embarques e desembarques internacionais seja em torno de 46 mil passageiros.

Com previsão de aumento no movimento de pessoas no terminal, a Inframérica orienta que os passageiros a cheguem no aeroporto com duas horas de antecedência para voos domésticos. No caso das viagens internacionais, a recomendação é de que se chegue 2h30 antes.

Na fila do “raio-x”, a empresa afirma que o ideal é de que os passageiros retirem todos os objetos metálicos que estiverem carregando para agilizar o processo. Além desses itens, notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e colocados nas caixas plásticas para inspeção.

Objetos cortantes ou perfurantes são proibidos de levar em bagagem de mão. É importante confirmar com a companhia aérea as regras sobre quantidade, volume e peso de bagagens de mão, para que ela não tenha que ser despachada na hora do embarque, o que pode atrasar o voo.

Achados e perdidos

A Inframerica afirma que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados para uma sala de “achados e perdidos”. Ela fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.

Os intervalos ocorrem das 12h às 13h e das 19h às 20h. Após este horário, o interessado deve procurar o balcão de informações.

O telefone de contato é o 3214-6109. A concessionária destaca que os objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.

 

Por G1

Views: 0