O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (9) que a melhor forma de responder à crise, intensificada pelo coronavírus, são as reformas. Guedes disse que a reforma administrativa poderá ser encaminhada ao Congresso Nacional até o final da semana, após o retorno do presidente Bolsonaro dos Estados Unidos.
“Temos que manter absoluta serenidade. E a maior resposta à crise são as reformas. Vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir o nosso trabalho. O Brasil tem dinâmica própria de crescimento. Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelerará”, disse o ministro quando chegava ao Ministério da Economia.
Guedes afirmou também que a epidemia causada pelo coronavírus foi a gota d’água na economia mundial, que já estava em processo de desaceleração.
“A Índia reviu o crescimento para baixo, a China reviu para baixo. O mundo todo está em desaceleração. Aí vem o coronavírus, acelerou a queda. Então o mundo está realmente em um momento crítico. O coronavírus foi apenas a gota d’água porque o mundo já estava desacelerando e o coronavírus virou na verdade uma pandemia que acelerou essa queda da economia mundial”.