02/07/2022

8:58 AM

Guterres pede investigação independente de crimes de guerra na Ucrânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta terça-feira uma investigação independente sobre “possíveis crimes de guerra” cometidos na Ucrânia. “Estou preocupado com os relatos persistentes de violações do direito humanitário internacional e possíveis crimes de guerra. Eles exigem uma investigação independente”, disse em entrevista coletiva, após reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

O chefe da ONU destacou que a Secretaria da organização multilateral não tem autoridade para investigar denúncias de violações do direito internacional na Ucrânia, mas que existem instituições apropriadas para isso, como o Tribunal Penal Internacional e vários mecanismos no sistema de direitos humanos.

“Eu não vou fazer essa investigação sozinho. Não tenho autoridade para fazer isso. Mas considero extremamente importante que haja uma investigação independente e credível com a punição dos responsáveis”, frisou. Kiev denunciou crimes de guerra na Ucrânia, incluindo deportações forçadas, estupros e execuções sumárias, especialmente em cidades do norte e nordeste do país de onde as tropas russas se retiraram, algo que a Rússia nega.

 

Por Uol Notícias

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.