25/05/2022

11:43 PM

Hospital da Criança de Brasília terá aparelho de ressonância magnética

O Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) passará a contar, em breve, com o serviço de ressonância magnética. Na manhã desta terça-feira (26/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do lançamento das obras para implementação do novo procedimento.

HCB é referência no tratamento de crianças com câncer e outras doenças graves. De acordo com a Secretaria de Saúde, o investimento é de, aproximadamente, R$ 10 milhões. Após a instalação do equipamento e o treinamento da nova equipe, a ressonância atenderá até 330 crianças por mês.

“Nossa visita hoje aqui não é nada mais nada menos do que o reconhecimento pelo excelente trabalho que é prestado à sociedade. Basta você andar pelos corredores para ver o carinho que eles têm com as crianças. Não é só um hospital, é um centro de excelência que deve ser reconhecido por todos. E é um local onde as crianças fazem os seus tratamentos com alegria. Isso é muito importante”, afirmou Ibaneis.

Segundo o governador, a ressonância vai contribuir para a evolução na qualidade do atendimento no HCB. “O Hospital da Criança de Brasília já presta um excelente serviço com a qualidade excepcional no atendimento das crianças – não só com câncer, mas com doenças raras”, comentou, ressaltando que a unidade atende pacientes de todas as unidades da Federação.

“Com a implementação dessa ressonância magnética, nós vamos melhorar cada vez mais o atendimento no DF. Então, a gente tem somente a agradecer por esse belíssimo trabalho, que é feito pelo governo de braços com a sociedade civil, em especial com a Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias). A gente tem de agradecer a todos aqueles que colaboraram”, frisou.

Setembro

O Hospital da Criança de Brasília informou que os exames de ressonância magnética estarão à disposição dos pacientes a partir de setembro de 2022. O procedimento é um auxílio importante no tratamento de doenças degenerativas neurológicas, tumores em geral, encefalites, entre outras enfermidades.

Fabricado pela empresa Philips, o aparelho utilizado para os exames foi adquirido em março. O equipamento destina-se a pacientes com quadros clínicos considerados graves e complexos, visto que é capaz de gerar imagens de alta resolução para diagnósticos mais confiáveis, especialmente para casos envolvendo o sistema nervoso, os tecidos moles e as doenças musculares.

A verba é resultado de um projeto apresentado pela Abrace ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do DF.

O novo equipamento complementa o setor de imagem do HCB, que inclui radiografia e tomografia computadorizada. O hospital continuará a realizar tomografias nos casos em que há indicação. O tomógrafo é recomendado quando há necessidade de visualizar estruturas ósseas e realizar reconstruções em 3D.

 

Por Metrópoles

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.