O Hospital Universitário de Brasília, da UnB (HUB-UnB) prorrogou o prazo para a inscrição de voluntários na pesquisa nacional que avalia a segurança e a efetividade das vacinas contra a Covid-19 aplicadas em profissionais de Saúde, a SevaCov-Pro. Os interessados têm até 30 de junho para se inscrever.
Podem participar do processo profissionais de níveis técnico e superior que atuam em hospitais públicos e privados ou em unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. O recrutamento de voluntários começou no final de setembro de 2021 e já alcançou 3,5 mil pessoas, sendo 700 no DF, mas a expectativa é chegar a 10 mil voluntários, em todo o Brasil.
O estudo, coordenado pelo HUB e realizado em mais sete centros de pesquisa do país, quer ajudar a entender como funcionam as vacinas contra Covid-19 fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos e, entre outras questões, quer identificar:
O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e deve receber R$ 13 milhões para custeio de insumos e contratação de profissionais especializados para condução do estudo. Participam:
Confirmada a inclusão do voluntário na pesquisa, a equipe entra em contato para agendar o primeiro atendimento no HUB, quando haverá preenchimento do termo de consentimento e uma entrevista para obtenção de dados. Além da coleta de sangue para exames laboratoriais, que irão dosar os níveis dos anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2.
Sobre a pesquisa
A SevaCov-Pro é um estudo de fase quatro, que testa na vida real como funcionam os imunizantes aplicados em profissionais de Saúde, avaliando os seguintes critérios:
Quais são os centros de pesquisa participantes?
* Os seis primeiros integram a Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Ebserh/MEC.
Por G1
Hits: 0
Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.