A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, nessa quarta-feira (16/3), um alerta de fake news sobre a circulação de um calendário falso de vacinação contra a influenza no DF.
Na imagem, a campanha ocorreria de 23 de maço a 22 de maio, com “Dia D” em 9 de maio. A pasta reforça que esse foi o calendário de vacinação do ano de 2020.
A campanha verdadeira terá início em 4 de abril e foi anunciada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (15/3). Serão distribuídas 80 milhões de doses para imunizar população de 76,5 milhões de pessoas. O “Dia D” correto está previsto para 30 de abril.
Segundo o órgão federal, a campanha ocorrerá em duas etapas. A vacinação seguirá até 3 de julho de 2022.
A divulgação da campanha ocorre meses após o Brasil vivenciar um surto de influenza A, causada, principalmente, pela nova variante Darwin da cepa H3N2, e pelo subtipo H1N1. Os casos começaram a subir no fim de 2021, e a escalada dos casos positivos fez com que diversos estados tivessem escassez de testes para detectar o vírus
O Instituto Butantan produziu a versão atualizada do imunizante, que inclui proteção contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, e começou a envasar o material em fevereiro deste ano.
Primeira etapa: de 4/4 a 2/5
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa: de 3/5 a 3/6
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Por Metrópoles