04/07/2022

2:58 AM

Kremlin: conversações de paz com Ucrânia não avançam com rapidez

O Kremlin disse nesta quarta-feira (6) que as negociações de paz entre Moscou e Kiev não estão progredindo com a velocidade ou a energia que se esperava.

Em teleconferência, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os trabalhos para estabelecer nova rodada de conversações estão em andamento, mas que ainda há longo caminho a percorrer para alcançar qualquer progresso.

Sergei Lavrov

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, acusou o Ocidente, nessa terça-feira (5), de tentar atrapalhar as negociações entre Rússia e Ucrânia ao alimentar uma “histeria” sobre supostos crimes de guerra cometidos pelas forças de Moscou.

Kiev e o Ocidente dizem que há evidências – incluindo imagens e depoimentos de testemunhas coletados pela Reuters e por outras organizações de imprensa – de que a Rússia cometeu crimes de guerra na cidade ucraniana de Bucha. Moscou nega a acusação, que chama  de “monstruosamente forjada”.

Lavrov afirmou, sem apresentar provas, que Moscou acredita que as acusações foram feitas para arruinar o processo de negociação após o que descreveu como progresso, depois que representantes ucranianos e russos se reuniram na Turquia na semana passada. 

“Estamos inclinados a pensar que a razão é o desejo de encontrar pretexto para que as negociações conduzidas sejam interrompidas”, disse Lavrov em vídeo divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores da Rússia.

 

Por Agência Brasil

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.