Começou a pesquisa realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde, Vigitel 2020 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e pretende ouvir quase 30 mil pessoas somente no primeiro semestre do ano.
Os envolvidos ocupam um papel importante, já que, através de seus relatos, será possível conhecer o atual cenário da saúde dos brasileiros, para então acompanhar e planejar futuras ações políticas públicas de cuidado à saúde dos brasileiros.
Os brasileiros com mais de 18 anos que residem nas capitais do país, poderão receber um convite para responder o questionário de duração aproximada de 12 minutos, com perguntas que medirão os fatores de risco e de proteção de doenças crônicas não transmissíveis, sendo elas: diabetes, cânceres, obesidade, doenças respiratórias e relacionadas ao coração, elencadas entre as principais doenças causadoras de morte no Brasil.
“Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando, assim, a saúde da população”, informou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
Perguntas pessoais como número de documentos não serão coletadas, sendo necessário apenas o levantamento de informações relevantes para pesquisa, como sexo, escolaridade, estado civil e raça/cor, uma vez que permitem que os resultados reflitam a distribuição sociodemográfica da população total.