O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações anunciou o início de testes de um medicamento cuja eficácia preliminar de combate ao coronavírus foi de 94%. Os testes serão conduzidos em um grupo de 500 pessoas e devem durar cerca de 1 mês, divulgou nesta quarta-feira (15) Marcos Pontes, ministro da pasta.
Há também em desenvolvimento um equipamento que utiliza reagentes fabricados no Brasil, para testes em pessoas com suspeita de Covid-19, com resposta em cerca de um minuto. “Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid. Teremos nas nossas mãos, desenvolvido no Brasil, no máximo, na metade de maio, a solução de um tratamento, com remédio disponível inclusive em formulação pediátrica”, afirmou o ministro.
A pasta não divulgou o nome do remédio para evitar corridas desenfreadas dos brasileiros às farmácias, visto que o medicamento possui ampla disponibilidade no mercado, afirmou o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do ministério, Marcelo Morales.