01/07/2022

8:07 PM

Ministério da Defesa autoriza envio das Forças Armadas para Petrópolis

O Ministério da Defesa autorizou nesta quinta-feira (17/2) o emprego das Forças Armadas para atuar em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, alvo de fortes chuvas que causaram deslizamentos e enchentes e pelo menos uma centena de mortes.

Segundo o texto, as Forças Armadas vão atuar em apoio à Defesa Civil, em coordenação com os órgãos municipais, estaduais e federais, a fim de contribuir para a mitigação dos efeitos das chuvas na região.

A portaria foi assinada pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, que substitui o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que está afastado do Brasil por acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagem à Rússia e à Hungria. O texto foi publicado na edição desta quinta do Diário Oficial da União (DOU).

 

Até esta madrugada, foram confirmadas 104 mortes. Entre as vítimas, há pelo menos oito crianças. A quantidade de desaparecidos ainda está sendo contabilizada, mas o cadastro do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), feito até o início da noite de quarta-feira (16/2), indica que ao menos 35 pessoas são procuradas.

Mais chuvas

A expectativa é que o cenário desolador continue, devido à previsão de mais chuvas para os próximos dias. Para esta quinta-feira, estão previstas pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte a partir da tarde.

Na sexta-feira (18/2), o cenário é ainda mais preocupante: pancadas de chuva forte a ocasionalmente muito forte a partir da tarde. Na terça, em três das seis horas de chuva, o volume já superava a previsão para todo o mês de fevereiro.

Por: Metrópoles

 

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.