Ministério da Saúde pretende acelerar fila de espera de procedimentos cirúrgicos

O Ministério da Saúde aumentou o número de repasses para acelerar o número de procedimentos cirúrgicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão liberados cerca de R$ 250 milhões a mais para que as filas cheguem ao fim.

As cirurgias mais procuradas são as oftalmológicas, mais específicas para o tratamento de catarata e suas eventuais consequências. Logo em seguida a cirurgia para tratamento de doenças na retina também aparecem no topo da lista, seguidas por correção de hérnias e retirada da vesícula biliar.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo é zerar as filas de espera de pacientes que aguardam por esses procedimentos, sendo eles sem caráter de urgência e considerados de média complexidade. Essas cirurgias são oferecidas em hospitais distribuídos em todo o país.

De acordo com os números apresentados no sistema de informação do SUS, durante o ano de 2018 foram realizadas 2,4 milhões de cirurgias eletivas em todo Brasil. Até outubro de 2019, foram 2 milhões de procedimentos realizados em todos os estados brasileiros.

Confira abaixo valor do repasse por estado.

Ministério da Saúde/divulgação

Fonte: Ministério da Saúde/Divulgação

 

Deixe um comentário

Hits: 3