20/05/2022

1:53 AM

Mulheres usam a canoagem como aliada no combate ao câncer de mama

Um grupo, que conta atualmente com 22 mulheres do Distrito Federal que enfrentaram o câncer de mama, se reúne duas vezes por semana para, por meio do esporte, retomar a auto estima e trocar experiências de vida. A Associação Canomama de Saúde, Esporte e Cultura oferece aulas de canoagem gratuita para elas, com objetivo de renovar as esperanças e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres.

De acordo com a presidente do Canomama, Larissa Lima, 47 anos, a prática do remo pode ser uma poderosa aliada no resgate na vida de pacientes com câncer de mama, que tiveram de lidar com a difícil realidade da remoção completa dos seios.

“O câncer é sempre um tratamento longo, que leva anos. Quando a mulher passa por esse tratamento, ela dá um pause na vida. Diminui a rede de amigos, vive em hospital, altera a rotina de trabalho e de exercícios, e quando acaba o tratamento, ela fica sem saber para onde ir. Além das transformações físicas e psicológicas que passou”, explica.

Larissa foi diagnostica com câncer em 2014 e, em 2016, criou a rede de apoio para as mulheres na mesma situação que ela. Desde então, mais de 60 pacientes passaram pelo projeto em busca de resgatar a qualidade de vida.

Qualquer mulher que esteja em tratamento do câncer de mama pode participar do projeto. Além das aulas de canoagem gratuitas, as participantes praticam yoga e exercícios de alongamento.

“São inúmeros benefícios que a atividade física traz. O contato com o sol, natureza e água também é muito benéfico para essas mulheres. Além disso, o programa aumenta o convívio social. É um projeto onde a mulher sente-se acolhida por pessoas que também passaram pelo tratamento. Vai além da atividade física”, explica Larissa.

Como participar

Para agendar uma aula experimental, basta entrar em contato pelo Instagram ou pelo número (61) 99216-1806 (Larissa Lima).

As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h no Clube Ascade, no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 10.

 

Por Metrópoles

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.