28/05/2022

6:38 AM

Novas capacitações com foco no atendimento à mulher em delegacias do país

Damares Alves, ministra da Mulher pela Família e dos Direitos Humanos, informou ontem (25), em anúncio feito durante uma solenidade no Palácio do Planalto, que o governo federal vai dar início a partir de janeiro a um projeto de capacitação para que todas as delegacias de polícia do Brasil tenham um serviço especializado em atendimento à mulher vítima de violência. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.  

“A partir de janeiro, todas as delegacias do Brasil também serão delegacias da mulher. Pronto. Vamos capacitar todos os agentes de delegacia do Brasil. Vamos capacitar todos os delegados”, informou à ministra, que afirmou que as delegacias da mulher estão presentes em menos de 10% dos municípios brasileiros.

O evento, com foco no Dia Internacional da Não-Violência contra a mulher, teve sugestões da ministra de que mais mulheres se candidatem a vereadoras nas eleições de 2020 e para que sejam criadas Procuradorias das Mulheres em todas as Câmaras Municipais do país.

Damares ainda afirmou que o orçamento previsto para essas capacitações está assegurado, e que sairá do programa da pasta chamado “Salve uma mulher”. Os contatos com as secretárias de segurança dos estados para que as parcerias ocorram a partir de janeiro já estão sendo feitos.

“Nós vamos ter mais delegacias das mulheres e nos lugares onde não tiver delegacia da mulher, vai ter um serviço especializado de atendimento até chegar a delegacia da mulher lá. O que não podemos é deixar à mulher sem um atendimento especial dentro das delegacias”, disse Damares.

Também foi citado uma nova medida referente ao “Disque 180”, canal de denúncia de violência contra mulher. A partir de janeiro, a ferramenta vai passar a ter videoconferência e atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que possa também atender mulheres surdas.

A solenidade também deu abertura ao lançamento da campanha de enfrentamento à violência contra mulher, do governo federal. Chamado “Você tem Voz”, o foco é estimular as mulheres a não se submeterem e se calarem diante da violência.

 

Image result for damares alves"

“Foto: Marcos Correa / PR”

 

 

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.