19/05/2022

6:56 PM

Primeiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil

O Ministério da Saúde registrou ontem (25) a notificação de um homem de 61 anos que testou positivo para coronavírus em São Paulo. O brasileiro, que não teve a identidade divulgada, estava na Itália do dia 9 a 21 de fevereiro em uma viagem a trabalho.

Ele ficou em observação no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, e agora está em casa, onde ficará isolado pelos próximos 14 dias. De acordo com o Ministério, ele apresenta os sintomas da doença – tosse seca, febre, dor de garganta e coriza.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, evitou qualquer tom alarmista diante da situação. “Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro da Saúde. “E não podemos perder a noção de humanidade”.

Segundo Mandetta, o Brasil tem características climáticas diferentes dos países do Hemisfério Norte, onde surgiu o vírus. Por isso será necessário saber como esse vírus vai se comportar durante o verão de um país tropical.

“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, ressaltou o ministro que completou: “O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.