Protesto em Madri reúne mais de 200 mil pessoas em defesa do sistema público de saúde

Pelo menos 200 mil pessoas se reuniram neste domingo, 13, em Madri, na Eapanha, para protestar contra a caótica situação sanitária na região e contra os cortes na saúde pública, em uma das mobilizações mais massivas dos últimos anos na capital espanhola.

Sob o lema ‘Madri se manifesta a favor da saúde pública e contra os planos de destruição dos serviços de cuidados primários’, os manifestantes convergiram de quatro pontos diferentes da cidade para se dirigirem à Câmara Municipal, na emblemática Praça de Cibeles.

Um porta-voz do governo regional conservador citou que tinham 200 mil pessoas, enquanto os organizadores colocaram afirmaram ser 300 mil o número de participantes.

A marcha, em defesa de ‘uma saúde 100% pública, universal e de qualidade’, foi convocada por sindicatos e diferentes grupos sociais, contra a política de saúde do governo regional de Isabel Díaz Ayuso, do Partido Popular (PP).

Os protestantes alegam que não estão apenas defendendo o direito à saúde pública, mas também o direito a uma sociedade mais justa e democrática.

Por: Estadão

Hits: 0