19/08/2022

2:01 AM

Receita investiga esquema de fraude na restituição do Imposto de Renda

A Delegacia da Receita Federal de Vitória, no Espírito Santo, está investigando possíveis fraudes no Imposto de Renda. Cerca de 3.700 declarações dos exercícios de 2016 a 2020, de um grupo de 800 contribuintes, contêm deduções suspeitas com o intuito de reduzir o imposto devido.

De acordo com informações da Receita, as investigações apontam que as declarações foram preenchidas por um intermediário, que aumentaria o imposto a ser restituído dos contribuintes. “Como os contribuintes delegavam o preenchimento de suas declarações, não é possível afirmar que tinham conhecimento da ilicitude”, informou o órgão.

A maioria dos contribuintes são do Espírito Santo, mas foram identificados também contribuintes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que usaram o serviço do mesmo intermediário. Até o momento, com base no que foi apurado, estima-se que as deduções indevidas atinjam o valor de R$ 20 milhões.

Os contribuintes identificados terão suas declarações retidas em malha fiscal e serão intimados a comprovar as despesas declaradas, ainda que tenham sido informadas por terceiros.

Deixe um comentário

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.