Semana tem Dia dos Namorados e Corpus Christi
- resumodaimprensa
- 12/06/2022
- 10:08
O Dia dos Namorados é a comemoração que abre a segunda semana de junho: no Brasil, o dia dedicado aos apaixonados é celebrado, desde 1948, em 12 de junho. A origem da data é comercial: ela surge a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, pensada em movimentar o comércio justamente em um período de desaquecimento do setor. Sem falar também que a data escolhida é véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que tem fama de casamenteiro. Entenda um pouco mais da história do Dia dos Namorados no Brasil:
E para falar de amor, resgatamos dois episódios de programas da TV Brasil que contam histórias sobre o sentimento e relacionamentos amorosos: em 2019, o Caminhos da Reportagem discutiu o amor em tempos de aplicativo, e como os flertes e olhares estão dando lugar às curtidas de fotos, mensagens instantâneas e ao “dar match”:
Já o Programa Especial, em 2014, contou histórias de amor de pessoas com algum tipo de deficiência, e como elas experimentam a sexualidade.
O 12 de junho também chama a atenção de todo o mundo para o combate ao trabalho infantil. A Agência Brasil trouxe dados de relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Unicef indicando que, pela primeira vez em 20 anos, o número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou – eram 160 milhões no ano passado. Os impactos físicos e psicológicos nas crianças e adolescentes submetidos a esta prática foi o tema desta entrevista que foi ao ar ano passado no Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia. Ouça:
Em 13 de junho, mas de 2012, começava, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. Parte da cobertura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ainda está disponível no hotsite sobre a cúpula, cujo documento final foi adotado por 190 países.
Na semana, completam-se 50 anos da morte da atriz Leila Diniz (saiba mais na matéria da Agência Brasil). Pioneira no movimento que reivindicava a liberdade feminina, ela morreu em 14 de junho de 1972, aos 27 anos, vítima de um desastre aéreo. O De Lá Pra Cá, que dedicou um episódio à ela há dez anos, recorda que “a morte trágica e prematura causou comoção nacional e serviu para transformá-la em mito”. Assista:
Em um dia 14 de junho também aconteceu o fim da Guerra das Malvinas, travada entre a Argentina e o Reino Unido pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland) e encerrada em 1982. O programa Todas as Vozes, da Rádio MEC, recuperou a edição extraordinária, veiculada durante a transmissão de uma partida entre Flamengo e Grêmio pela Rádio Globo, anunciando a rendição argentina às tropas britânicas. A notícia foi lida pelo locutor Arildes Cardoso:
Neste ano, o Acre celebra 60 anos de elevação à categoria de estado. A lei que transformou o então território nacional em estado foi sancionada em 15 de junho de 1962, pelo então presidente João Goulart. Em 2021, o Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, trouxe o historiador e arqueólogo no Acre, Marcos Vinícius Neves, para falar sobre a história do estado:
Se vivo fosse, o escritor paraibano Ariano Suassuna faria 95 anos nesta quinta-feira (16). O talento do autor de livros como O auto da compadecida e A pena e a lei, que faleceu em 2014, é reverenciado neste episódio do Recordar é TV, da TV Brasil: no programa Os Mágicos, exibido pela antiga TVE em 1979, Suassuna conta histórias de sua infância e juventude, da inspiração para escrever O auto da compadecida e literatura:
Quinta-feira (17) também é dia sagrado para os católicos – é o Corpus Christi, que, em alguns estados e municípios, é considerado feriado – na maior parte do país, costuma-se decretar ponto facultativo no dia. O Corpus Christi (“corpo de Cristo”, na tradução do latim) é celebrado 60 dias após a Páscoa, rememora, de acordo com o catolicismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo. As celebrações são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos, por onde passam as procissões com a hóstia consagrada.
E no dia 17, serão 60 anos da conquista do bicampeonato mundial da Seleção brasileira, no Chile. O capitão Mauro Ramos ergueu a Taça Jules Rimet após a vitória do Brasil por 3 a 1 em cima da Tchecoslováquia (gols de Amarildo, Zito e Vavá, para o Brasil, e Masoput, para a Tchecoslováquia). O De Lá Pra Cá, da TV Brasil, trouxe histórias desta conquista, liderada pelo genial Garrincha. Assista a primeira parte do programa (clique para assistir a segunda e a terceira parte do episódio):
No sábado (18), o beatle Paul McCartney faz 80 anos, bem como são lembrados o Dia Nacional da Imigração Japonesa e o Dia do Orgulho Artista.
Por Agência Brasil
Hits: 0