O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou na tarde de ontem (30) uma lista com as informações dos criminosos mais procurados do país.
A lista contém informações como CPF, mandado de prisão e um resumo dos crimes imputados do criminoso. Com 26 nomes, o elenco contempla pessoas acusadas de crimes graves e violentos, que estão com mandados de prisão em aberto e são ligados às organizações criminosas.
“São indivíduos extremamente perigosos, com mandados de prisão, seja decorrente de condenação, seja decorrente de prisões cautelares. Alguns deles, não se exclui a possibilidade, estão foragidos no exterior, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos”, afirmou Moro.
De acordo com o ministério, o banco de dados “foi construído a partir de informações dos estados e também dados públicos, fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e teve como foco criminosos condenados por agirem em mais de um Estado. A análise seguiu 11 critérios, entre os quais estão a atuação interestadual e transnacional, rede de relacionamento, posição de liderança em organização criminosa violenta, capacidade financeira, entre outros”.
A pasta informa que a atualização da lista será feita mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como objetivo ser mais uma ferramenta para localizar criminosos dos estados e do Distrito Federal.