Taxa de desemprego cai para 11% em dezembro de 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (31) que a taxa média de desemprego no país caiu para 11,9% no trimestre referente a outubro/dezembro de 2019.

Foi a terceira queda seguida do indicador, cuja medição alcançou 11,2% no trimestre anterior. Com isso, a taxa de desemprego segue no menor patamar desde o trimestre encerrado em março de 2016, quando foi de 10,9%. Para trimestres encerrados no último mês do ano, essa é a menor desde 2015, quando o registro foi em 8,9%.

“Verificamos um aumento significativo (de postos de trabalho) ao longo do ano. Isso tem a ver com contratações em diversas áreas e uma reação do comércio a partir do fim do ano. Claro, nessa época do ano devemos levar em consideração a sazonalidade característica do fim do ano. Precisamos esperar para verificar se essas pessoas permanecerão empregadas”, afirmou Adriana Beringuy, analista da pesquisa.

O maior destaque segundo o IBGE foi o número de empregados com carteira de trabalho assinada no país, que chegou a 33,7 milhões, um aumento de 1,8% (mais 593 mil pessoas) frente ao trimestre anterior, subindo 2,2% em relação ao fim de 2018.

Deixe um comentário

Hits: 7