O Distrito Federal e o Entorno amanheceram esta sexta-feira (23/9) diante dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu as regiões do dia anterior e em alerta laranja para tempestades. As fortes rajadas de vento e o grande volume de precipitações dessa quinta-feira (22/9) provocaram derrubada de árvores, alagamentos, enxurradas e deixaram bairros sem energia.
Em Valparaíso (GO), passageiros de um ônibus tiveram de fazer um cordão humano para salvar um motociclista levado pela força das águas. Pouco depois, uma mulher foi arrastada pela rua devido à enxurrada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos de até 48km/h, na Estação Meteorológica de Brazlândia. Para esta sexta-feira (23/9), a previsão é de mais chuvas e ventania. Até as 11h, o Distrito Federal segue em alerta de perigo, com classificação laranja — a segunda das três consideradas pelo órgão federal.
O aviso se deve à previsão de fortes chuvas, com volumes de 30 a 100 milímetros por dia. Em relação aos ventos, eles devem variar de 60km/h a 100km/h. A notificação do Inmet chama a atenção para riscos de corte de energia, estrados em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Nesses casos, a orientação é de não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, não se abrigar embaixo de árvores, retirar aparelhos elétricos das tomadas e desligar o quadro geral de energia, se necessário.
Algumas áreas do DF tiveram registro de chuvas acima do previsto para o todo o mês. A previsão pluviométrica para setembro é de 38,1mm, segundo o Inmet. No entanto, nas Estação Meteorológica de Águas Emendadas, o volume chegou a 50,8mm. Outras que ultrapassaram a média foram as de Brazlândia (50,8mm) e do Plano Piloto (40,4mm).
“No período da primavera [iniciada às 22h04 dessa quinta-feira, 22/9], o calor e a umidade relativa do ar normalmente intensificam essas chuvas, características dessa estação do ano. A partir da segunda metade dessa fase, começamos a ter precipitações com mais regularidade”, comenta Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
O especialista acrescenta que o fim de semana será de chuvas, com pancadas mais intensas e temperaturas menores. Temperaturas mais altas estão previstas apenas em áreas isoladas.
Os maiores estragos por registro de queda de árvore ocorreram no Lago Sul. Uma árvore de grande porte caiu e atingiu dois veículos estacionados na QL 12 (foto em destaque). Na obra do viaduto do Riacho Fundo, devido à chuva que se acumulou, o asfalto do acostamento cedeu, e uma faixa da via teve de ser interditada para passar por reparos.
Várias ruas de Vicente Pires e do Setor Santa Luzia, na Cidade Estrutural, amanheceram cobertas de lama. No Sol Nascente, motoristas que circulavam por uma das avenidas do bairro, na tarde dessa quinta-feira (23/9), também tiveram problemas por causa da quantidade de água acumulada nas ruas.
Pouco tempo depois de o Inmet emitir alerta laranja para risco de tempestades no Distrito Federal e Entorno, um verdadeiro pé d’água atingiu as duas regiões, causou estragos e assustou a população.
Vídeos que circularam pelas mídias sociais registraram o momento em que passageiros de um ônibus fizeram um cordão humano para salvar um motociclista arrastado pela enxurrada, em Valparaíso.
Os passageiros do coletivo se uniram em um cordão humano e salvaram o motociclista, impedindo que ele continuasse sendo levado pela enchente.
Em outro vídeo, uma mulher foi literalmente arrastada pela rua devido à força da chuva que atingiu a região. As filmagens que circulam em grupos de WhatsApp registraram, ainda, contêineres sendo arrastados, grande quantidade de lixo sendo levada pela água e um carro que é praticamente tragado por uma cratera que se abriu na rua.
Em Planaltina de Goiás, as fortes chuvas deixaram automóveis ilhados em uma das avenidas. O carros aparecem submersos:
A chuva também surpreendeu os moradores do Jardim Ingá, município de Luziânia. Vídeos gravados na região mostram ruas alagadas. Em algumas localidades, veículos ficaram ilhados. Além disso, em outras quadras, a água invadiu residências.
Por Metrópoles
Views: 1
Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.