O castelo de Gaziantep, construído a pelo menos 2 mil anos, foi parcialmente destruído pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu hoje a Turquia e a Síria. Imagens feitas por um drone mostram que paredes e torres do prédio histórico, atração turística no sudeste do país, sumiram completamente após o tremor, que deixou mais de 1.400 mortos nos dois países. “Algumas das fortalezas no leste, sul e sudeste do Catelo de Gaziantep, no distrito de ahinbey, foram destruídas pelo terremoto, os destroços estão espalhados pela estrada”, afirmou a agência turca Anadolu, na manhã de hoje, horas depois do desastre.
Ainda segundo a imprensa local, as estruturas que ajudavam a proteger a obra, construída em cima de um monte, foram completamente destruídas pelo tremor, deixando o castelo exposto. “As grades de ferro em volta do castelo agora se espalham pelas calçadas. A parede de contenção também colapsou. Em alguns dos muros, grandes rachaduras já são observadas”, afirmou a Anadolu.
De acordo com escavações arqueológicas, o castelo de Gaziantep foi construído como posto de vigia no período romano, por volta do século dois, e se expandiu ao longo do tempo, atingindo sua forma atual por volta do século cinco, já no Império Bizantino. Mais recentemente, ele servia como sede do Museu Panorâmico de Heroísmo e Defesa de Gaziantep. Vizinha da obra, a mesquita ?irvani também colapsou parcialmente. A cúpula e uma das paredes da construção histórica, datada do século 17, não resistiram à força do terremoto.
Por Uol Notícias
Views: 2
Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.