UE anuncia mais 2,5 bilhões de euros para ajudar Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta terça-feira (22) que o bloco está enviando mais 2,5 bilhões de euros em ajudas para a Ucrânia. “Nós temos programado 18 bilhões de euros para 2023, com financiamentos regulares, para reparos urgentes e para uma retomada rápida que leve a uma reconstrução de sucesso. Continuaremos a apoiar a Ucrânia por todo o tempo necessário”, destacou Von der Leyen.

O novo pacote em financiamentos vem cerca de 10 dias depois da Comissão Europeia anunciar uma outra ajuda de 1 bilhão de euros focado na segurança alimentar para os ucranianos e em mecanismos de ajuda para a recuperação econômica de médio e longo prazo. Ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido, a União Europeia vem enviando grandes auxílios financeiros e abrindo linhas de crédito especiais para Kiev se defender e manter a economia funcionando durante a guerra iniciada pela Rússia em fevereiro.

Além disso, também envia – assim como seus aliados – armamentos e equipamentos militares para atuação no campo de batalha. A Ucrânia ainda está em processo de adesão para se tornar um Estado-membro da União Europeia.

 

Por Uol Notícias

Hits: 0