O Distrito Federal começa, nesta segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nessa primeira fase, podem ser imunizados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde.
A campanha terá duas etapas (veja calendário abaixo). Ao todo, 1.086.547 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Brasília.
A meta do governo do Distrito Federal (GDF), é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Em 2021, a cobertura vacinal em Brasília ficou em 67,4% (saiba mais abaixo).
O DF recebeu 95 mil doses contra a Influenza e mais imunizantes vão ser entregues ao longo da campanha, segundo o Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde orienta ainda que a população deve ficar atenta com a vacinação contra a Covid-19 para crianças, já que vai coincidir com a imunização contra a gripe.
“O ideal é de que a aplicação de doses contra o novo coronavírus seja priorizada”, diz a secretaria de Saúde.
Crianças que forem vacinadas contra a Covid-19 devem esperar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses. No caso dos adultos, não há necessidade de aguardar o prazo.
No ano passado, o DF não atingiu a meta de cobertura vacinal da campanha contra a Gripe. Foram administradas 1.048.225 doses contra a influenza nas redes pública e privada, o que representa 67,4% do público alvo, o menor dos últimos 10 anos.
Durante entrevista coletiva, na quinta-feira (31), o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforçou a importância da participação da população na campanha de vacinação contra a Influenza.
“Entendemos a situação da Covid, que estava mais presente ano passado. Agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da Influenza, que é tão importante quanto”, disse o secretário.
O informe técnico da campanha diz que a vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da Influenza.
Confira os sintomas da gripe:
O período de incubação do vírus é, geralmente, de dois dias, variando entre um e quatro dias. Sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias, após o desaparecimento da febre.
Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto ou indireto com as secreções respiratórias, pelo toque em superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, na mão, nos olhos, nariz ou boca.
Por G1
Hits: 0
Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.