18/08/2022

8:25 AM

Vanguarda: UnB faz parte das 4,4% melhores universidades do mundo

A Universidade de Brasília (UnB) faz parte das 4,4% melhores instituições de ensino superior do mundo. A avaliação é da consultoria Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos.

A consultoria avaliou 19.788 instituições de ensino no mundo. A UnB subiu 13 posições em relação a 2021, avançando da posição 872 para 859.

Entre as universidades e institutos de pesquisa do Brasil, a UnB saltou três posições e é a 12ª melhor. Com relação às universidades federais, é a 7ª melhor avaliada. Subiu um nível em comparação com 2021.

O ranking da CWUR foi divulgado nesta segunda-feira (25/4). A melhora na avaliação coincide com as comemorações do aniversário de 60 anos da UnB.

“A UnB recebe mais um reconhecimento de sua excelência acadêmica. Sinto muito orgulho e vejo essas colocações em rankings como mais uma forma de reconhecimento do esforço e dedicação de toda a nossa comunidade”, sorriu a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Segundo a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, a melhora na avaliação é resultado de trabalho e planejamento.

“A Universidade de Brasília melhorou o desempenho acadêmico em todas as comparações neste ranking. Isso é fruto de uma gestão que prioriza e investe nas atividades-fim, mesmo com as dificuldades orçamentárias”, aponta Denise.

A UnB estrou neste ranking em 2014, na 894ª posição. O CWUR utiliza sete indicadores relacionados aos estudantes, docentes e pesquisa.

Saiba quais são os indicadores para a avaliação da qualidade da educação:

– Número proporcional de estudantes que ganhou grandes distinções acadêmicas;

– A empregabilidade discente, mensurada pelo número de estudantes que ocupou posições executivas de destaque nas maiores empresas mundiais;

– A qualidade docente é verificada pelo número de distinções acadêmicas recebidas por professores;

– O desempenho em pesquisa engloba quatro indicadores: produtividade, publicações em periódicos de alta qualidade, publicação em periódicos de alta influência e citações.

 

Por Metrópoles

Copyright 2022 Resumo da Imprensa © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Prima Vista Comunicação.