Vulcão entra em erupção em Tonga e causa tsunami com ondas de até 1,20 metro

Um vulcão submarino, na costa de Tonga, na Oceania, entrou em erupção, neste ontem (15), e causou um tsunami com ondas de até 1,20m que atingiram a capital do país, Nakuolofa. Alertas foram emitidos para Nova Zelândia, Canadá e Costa Leste dos Estados Unidos.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai durou, aproximadamente, oito minutos. A potência foi tão grande que o evento pode ser ouvido a quase 800 km de distância. Relatos apontam que foi similar a um estrondo de trovão. 

As primeiras ondas do tsunami já atingiram a costa continental do Pacífico dos Estados Unidos. A cidade de Laguna Beach, situada na Califórnia, fechou todas as praias e calçadões durante o alerta de tsunami.

A Casa Branca, juntamente com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, está “monitorando de perto” a situação de alerta do tsunami “caso surja alguma necessidade local”, segundo um funcionário.

Um porta-voz da FEMA afirmou, em uma publicação no Twitter, que a agência não espera danos do tsunami, mas está enviando um oficial para oferecer apoio, caso seja necessário.

“Embora não esperemos danos do tsunami, para garantir apoio rápido aos parceiros estaduais e locais, enviamos uma oficial da Fema para o Centro de Operações do Estado da Califórnia”, disse Jaclyn Rothenberg, porta-voz da FEMA, na rede social. “Estamos em coordenação com parceiros na Samoa Americana e no Havaí e eles não têm impactos deste evento”.

Hits: 0